Ciclo Pernambucano de Moda, Arte & Sustentabilidade

Programação

Ciclo II
Outubro/2014
Download da Programação de Outubro

RECIFE (Oficina) - 21 de Outubro / 14h às 19h

Tema: CAFÉ COM ARTE  (laboratório criativo de cartões de natal com pigmentos derivados do café).

Orientadora: Pally (Designer e fundadora da Grife Tee Bags. Integrante do Coletivo Ativistas da Moda).

Sinopse:  De forma inusitada a artista propões em seu laboratório criativo a utilização do café como pigmento principal para suas criações sobre papel e telas. A técnica despojada estimula diferentes texturas e efeitos de transparência  que precisarão ser sentidas pelos  participantes de forma multi sensorial. Cada sabor de café será a fonte de inspiração para o atelier livre na criação de cartões de natal.   

Número de vagas: 20

Público alvo: Boêmios, Poetas, Grafiteiros, Artistas Plásticos, Baristas, Ilustradores, Arte ducadores, Artesãos e interessados.

Local : Café Malungo (Rua 7 de Setembro, nº 454, Recife - PE - Ao lado da Faculdade de Direito do Recife).

RECIFE (Performance) - 22 de Outubro / 15h

Performance Urbana: STREET ARTE GRAFITE

Artistas: Carlos André e Leopoldo Nóbrega.

 Sinopse: A inspiração que vem das ruas é o ponto de partida para a performance proposta. Imersos no cenário de lixo e reciclagem os artistas apresentarão para os catadores de lixo e público em geral a missão da arte na educação ambiental através da transformação dos utensílios descartados em objetos artísticos.  A ação será desenvolvida ao vivo junto com a comunidade.

Local: Lixão da Perimetral.

RECIFE (Palestra) - 23 de Outubro / 15h às 18h

Tema: PRODUÇÃO DE EVENTO COM SUSTENTABILIDADE

Palestrante: IZABEL CARVALHO (Coordenadora de Produção da Rede Globo - NE)

Sinopse: Grandes projetos, geram também enormes impactos ao meio ambiente além domarketing negativo relacionado a falta de planejamento sustentável. Muitos são os caminhos, que de forma criativa podem ser associados a tecnologias e métodos para a realização de uma evento politicamente correto. Dessa forma, a palestrante apresentará cases de sucesso nacional e experiências práticas no mercado local além de alternativas cenográficas, planejamento estratégico e padrões instituídos pela ABNT Brasil através do ISO 20121. 

Número de vagas: 40

Público alvo: Pessoas da área de produção e interessados em planejar eventos de forma sustentável.  Local: Torre Malakoff

CARUARU (Palestra) - 29 de Outubro / 19h às 22h

Tema: MENSAGEM #VERDE (A comunicação do presente)

Palestrante: Iris Alacoque  (Jornalista, Assessora de Imprensa, professora da UPE e UNIDERC). Sinopse: Em atenção aos novos desejos da sociedade pós moderna, a comunicação vai em busca de um novo dicionário de sentidos. Da poesia ao marketing, a Mensagem Verde  sintoniza as tendências de comportamento e interesses comerciais através dos códigos  visuais, neologias, expressões e abreviações linguísticas necessárias ao nosso tempo. 

Número de vagas: 100

Público alvo: Estudantes de comunicação e Marketing, Jornalistas, Escritores, Lojistas, Blogueiros, Designers, Empresários e interessados.

Local: Auditório da UPE (dentro do Pólo Comercial) e Caruaru – PE.

CARUARU (Oficina) - 30 de Outubro / 14h as 19h

Tema: DA IDEIA AO MOLDE (Laboratório criativo de Fashion Modelagem)

Orientadora: Heloisa Lima Luz (Modelista, Estilista, Consultora em desenvolvimento de produtos no Polo Agreste, e integrante fundadora do coletivo Ativistas da Moda).

Sinopse: A oficina de Fashion Modelagem trará experiências sobre anatomia, proporções humanas  e efeitos lúdicos através de técnicas de Moulage para montagem da roupa (estrutura). Os participantes terão a possibilidade de aplicar as ideias em dia em criação própria durante o laboratório.

Número de vagas: 26

Público alvo: Alunos do SENAI, Estilistas, artesãos, costureiras, Stylists, Estudantes de Moda, Designers e interessados.

Local: Escola técnica Senai (Sala de Corte e Costura)- Caruaru - PE.

CARUARU (Performance) - 31 de Outubro / 15h

Performance Musical: SUCATEANDO

Músico: Nido Pedrosa (Percussionista experimental, Colunista da revista JG News e Produtor Cultural).

Sinopse: Em seu laboratório de “Reciclagens Sonoras” a musicalidade brota do improviso. Da construção dos instrumentos ao êxtase das composições percussivas orgânicas, Nido Pedrosa abre uma nova dimensão para a sustentabilidade e a sensibilização do homem moderno.

Local: Museu do Mestre Galdino (Alto do Moura, Caruaru – PE).

Novembro/2014
Download da Programação de Novembro

RECIFE (Palestra) - 07 de Novembro / 19h às 22h

Tema: PERMACULTURA: Uma nova visão de mundo.

Palestrante: CHIVI MARICOLA (Permacultora - Ocidental Arts & Ecology Center, California -EUA, com atuação em design permacultural, alimentação, saúde integral e agroindústria familiar. Desenvolve, há 12 anos, o Sítio Nova Canaã). 

Sinopse:  A Permacultura foi criada em 1070 pelos ecologistas australianos Bill Mollison e David Holmgren. A ‘’nova’’ filosofia holística aborda a projeção de espaços humanos sustentáveis, economicamente viáveis e ecologicamente corretos usando os mesmos princípios que fazem os sistemas naturais auto-suficientes aplicados aos sistemas energéticos, de abastecimento de necessidades básicas, vida social saudável, trabalho gratificante, economia ecológica e políticas para mudanças globais.

Numero de vagas: 100

Público alvo: Todos aqueles interessados em viver de forma mais sustentável.

Local: Auditório da Faculdade Maurício de Nassau - BL. C, Recife - PE.

RECIFE (Eco Galeria Digital) - 10 à 30 de Novembro

Tema: RECICLAR É PRECISO (Retrospectiva do coletivo Ativistas da Moda 2008 a 2014).

Artistas: ATIVISTAS DA MODA

Sinopse:  Uma coletânea de imagens que marcaram as coleções/campanha entre 2008 a 2014, numa trajetória de sensibilização através da Moda e da Arte.

Local: Shopping Paço Alfândega (praça de alimentação), Recife - PE.

Aberto ao público em Geral.

RECIFE (Oficina) - 12 de Novembro / 14h às 19h

Tema: CRIANDO PERSONAGENS (Confecção de bonecos)

Artista: INEZ FONSECA

Sinopse: De forma prática a oficina apresentará a arte de confeccionar bonecos utilizando como base garrafas de vidro descartadas para a produção de objetos decorativos. A técnica permite além de baixo custo e alto valor agregado, a possibilidade de sensibilização social e educação ambiental além de retorno financeiro.

Numero de vagas: 20

Público alvo: Artesãos, Artistas Plásticos, Designer, Arte Educadores, Estudantes, de Arte e Interessados.

Local: Espaço Multicultural Arte Plenna,  Recife - PE.

CARUARU (Eco Galeria Digital) - 10 à 30 de Novembro

Tema: Homenagem a ZUZU ANGEL (Retrospectiva Vida e Obra) - Acervo de imagens IZA - Instituto Zuzu Angel - RJ.

Sinopse: Cinquenta imagens cronológicas da Estilista e suas criações compõem a homenagem que o Ciclo Pernambucano de Moda, Arte e Sustentabilidade juntamente com o IZA editaram para esta programação, um recorte fundamental para a construção da moda no Brasil, seus caminhos estilísticos e suas influências políticas no mundo. Uma trajetória de coragem e moda.  

Local: Shopping Difusora (praça de alimentação), Caruaru - PE.

CARUARU (Palestra) - 26 de Novembro / 15h às 18h

Tema: Cadeia Produtiva do Alto do Moura

Palestrante: MARIA DO CARMO DA SILVEIRA XAVIER (Carmo Xavier). Artista Plástica, professora e Supervisora do Laboratório de Arte do CODAI - UFRPE, Pesquisadora em Eco Arte Educação. Curadora de Arte e Coordenadora Pedagógica do Ciclo PE de Moda, Arte e Sustentabilidade.

Sinopse: Com vista a sustentabilidade da Cadeia Produtiva da Arte Figurativa do Alto do Moura, e o fato de que o conhecimento da matéria-prima pelo artista permite excelência de produção da obra, apresentaremos em palestra, os resultados da pesquisa Tecnológica do Argilomineral da região do Alto do Moura - Caruaru, utilizado como matéria - prima, por mestres e seguidores da chamada ‘’Escola de Vitalino’’ desenvolvida no referido polo. 

Numero de vagas: 100

Público alvo: (Livre). Artesãos, Artistas Plásticos e Designers, Arte Educadores,

Estudantes de Arte, Moradores do Alto do Moura, Empresários e interessados.

Local: Clube dos Artesãos do Alto do Moura - Caruaru - PE.

CARUARU (Oficina) - 27 de Novembro / 13h às 18h

Tema: Nas Rendas da Renascença (Introdução ao bordado)

Orientadora: IVONEIDE SILVA (Artesã e Empresária da Grife Dalva e Neide Rendas, Pesqueira -PE, e integrantes do Coletivo Ativistas da Moda).

Sinopse: Com o objetivo de difundir o conhecimento e a prática sobre a arte da Renda Renascença, aproximamos um dos legados mais expressivos da nossa Cultura com destaque para a produção dos Polos: Pesqueira e Poção, localizados no interior de Pernambuco. Para o universo da moda, esta arte tem valor agregado em virtude da sua qualidade e nobreza. Com a realização desta oficina, esperamos sensibilizar novos multiplicadores, ampliar as possibilidades de aplicação dessa técnica para artigos de moda e desvendar novas possibilidades estéticas sob a ótica da Economia Criativa.

Número de Vagas: 25

Público Alvo: (Idade Livre) Estilistas, artesãos, costureiras, Stylists, Estudantes de moda, Designers e interessados.

Local: UFPE - Núcleo de Designer – Caruaru – PE.

Janeiro/2015
Download da Programação de Janeiro/2015

RECIFE (Palestra) - 26 de Janeiro / 15h às 17h

Tema: UM CONCEITO PARA VESTIR

Palestrante: Ativistas da moda e convidados.

Sinopse: Mãos à obra! É hora de experimentar conceitos e práticas. Uma alquimia de possibilidades para a construção da nova coleção/campanha assinada pelo Coletivo Criativo (Primeiro encontro de 2015).
Público alvo: Ativistas, designers, estilistas, modelos, estudantes de moda,
empresários e interessados.

Numero de vagas: 50

Local: Paço Alfândega - Praça de alimentação (R. Alfândega, Nº 35, Recife - PE).

RECIFE (Eco Galeria Digital) - 27 de Janeiro a 12 de Fevereiro

ECO GALERIA DIGITAL

Artistas convidados / Programação:

      · Adelmo Lins: Memórias de Verão (Uma homenagem à moda pernambucana);
      · Roberto Portella: IV - Sem Fronteiras (Revista fine arte).

Sinopse: Arte, moda, tecnologia e criatividade são os principais ingredientes utilizados pelos convidados da nossa Eco Galeria Digital. Com referências estrategicamente opostas para falar de moda, Adelmo Lins, Styling e Persona Fashion, lança mão da técnica de recortes, reciclando imagens para homenagear a moda pernambucana. Já Roberto Portella artista multimídia, criador e editor da revista Digital iV Magazine, mergulha numa paleta de pixels para apresentar inusitados mundos tecnológicos.



RECIFE (Oficina) - 28 de Janeiro / 13h às 18h

Tema: CRIANDO PERSONAGENS / Módulo II (Confecção de objetos com Papietagem)

Orientadora: Inês Fonseca (artista plástica, artesã e produtora cultural).

Sinopse: Em virtude do sucesso da oficina anterior, convidamos novamente a artista plástica Inês Fonseca para dar continuidade ao laboratório artístico a ser realizado na comunidade da Bomba do Hemetério, através da parceria com a ONG CAOL para a realização da oficina: Criando Personagens – Módulo II.

Numero de vagas: 25

Público alvo: (A partir de 10 anos) Artesãos, artistas plásticos, designers, arte educadores, estudantes de artes e interessados.

Local: ONG CAOL (Rua Professora Lourdes Dutra, Nº 201, Água Fria, Recife - PE).

CARUARU (Oficina) – 23 de Janeiro / 13h às 18h

Tema: EXPRESSÕES DO MEU POVO (Modelagem em Argila).

Orientador: Eugênio Pachelly (artista plástico, escultor e vice presidente do Sindicato dos Artistas Plásticos de Pernambuco).

Sinopse: Para elaboração desta oficina tomamos como referência a realidade produtiva do Pólo de Artes Figurativas do Alto do Moura. O artesanato local é predominantemente derivado da arte cerâmica com principais influências dos mestres: Vitalino e Galdino. Ao longo do tempo, a perca da originalidade através das cópias entre gerações vem sendo foco de estudos. Acreditamos que o exercício da criatividade através de experimentos tridimensionais possam despertar novos caminhos autorais para a construção de novos personagens no artesanato popular local.

Numero de vagas: 25

Público alvo: (A partir de 15 anos) Artesãos, artistas plásticos, designers, arte educadores, estudantes de artes e interessados;

Local: Museu do Mestre Galdino (Rua São Sebastião, Nº 181, Alto do Moura, Caruaru – PE).



CARUARU (Eco Galeria Digital) – 19 à 28 de Janeiro

ECO GALERIA DIGITAL

Fotógrafos convidados / Programação:

• Jorge Farias: (SOPOR);
• Nadinelson Oliveira (Mourarias);
• Rebeca Morais: (Mulheres Milhares)

Sinopse: Através da poesia fotográfica os artistas convidados, contextualizam de forma plural o nosso cenário social e seus acordes dissonantes numa narrativa contemporânea com a emoção das ruas, seus personagens, memórias e desejos silenciosos.

Local: Praça de alimentação do Shopping Difusora (Av. Agamenon Magalhães, nº 444, Maurício de Nassau, Caruaru - PE).

CARUARU (Palestra) – 31 de Janeiro / 15h às 17h

Projeto: SÁBADOS FASHION

Palestrante: Ativistas da moda e convidados.

Sinopse: Mãos à obra! É hora de experimentar conceitos e práticas. Uma alquimia de possibilidades para a construção da nova coleção/campanha assinada pelo Coletivo Criativo (Segundo encontro de 2015).

Público alvo: Ativistas, designers, estilistas, modelos, estudantes de moda, empresários e interessados.

Numero de vagas: 50

Local: Forneira Ristorante (Rua Major Manoel de Freitas, Nº 99, Maurício de Nassau, Caruaru - PE).

Fevereiro/2015
Download da Programação de Fevereiro/2015

Recife (Palestra) – 25 de Fevereiro / 18h

Tema: É VERDE E ESTÁ NA MODA!

Palestrante: Mychelle Jacob (consultora de marketing atua nas áreas de comunicação, cultura, educação, empreendedorismo, economia criativa, produção executiva, publicitária e de moda há 15 anos)

Sinopse: Como um fio condutor a moda tem conectado o mundo através do desejo “verde”. Essa tendência de comportamento vem assumindo papel prioritário entre os consumidores mais antenados através das redes sociais e campanhas virais que cruzam fronteiras em tempo real. Entre a teoria e a prática, o mercado sai na frente em busca de novos atalhos para conceitos ecológicos e práticas mais sustentáveis de mercado.

Público alvo: Administradores, Mercadólogos, empresários da área de confecção, stylists, estudantes de moda, jornalistas, designers e interessados.

Número de vagas: 130

Local: Faculdade UNINASSAU (Av. Dantas Barreto, nº 315, Edf. JK, 2º andar, Recife – PE).



RECIFE (Oficina) – 24 de Fevereiro / 13h às 18h

Tema: PINTURA VERDE – (Laboratório criativo de sensibilização artística e práticas ambientais).

Orientadora: Maria do Carmo da Silveira Xavier – Carmmo Xavier (artista plástica, professora e supervisora do Laboratório de Arte do CODAI/UFRPE, pesquisadora em Eco Arte Educação, Curadora de Arte e Coordenadora Pedagógica do Ciclo Pernambucano de Moda, Arte e Sustentabilidade).

Sinopse: O uso de pigmentos orgânicos também compõe as práticas da pesquisa Eco-Arte-Educação: Proposta de Educação Sustentável. Trata de forma transdisciplinar conceitos de ciência e arte visando uma educação integral do individuo, exercitar dialeticamente sobre práticas da arte contemporânea, contudo comprometida com a sustentabilidade ambiental.

Número de vagas: 50

Público alvo: (A partir de 15 anos) Alunos do CODAI, artistas plásticos, ilustradores, arte educadores, grafiteiros, artesãos e interessados.

Local: Espaço Multicultural Arte Plenna, nº 225, Rosarinho, Recife – PE).

RECIFE (Oficina bônus) – 27 de Fevereiro / 13h às 18h

Tema: PINTURA VERDE - (Laboratório criativo de sensibilização artística e práticas ambientais).

Orientadora: Maria do Carmo da Silveira Xavier – Carmmo Xavier (artista plástica, professora e supervisora do Laboratório de Arte do CODAI/UFRPE, pesquisadora em Eco Arte Educação, Curadora de Arte e Coordenadora Pedagógica do Ciclo Pernambucano de Moda, Arte e Sustentabilidade).

Público alvo: Arte educadores e interessados.

Local: Centro de formação Paulo Freire (Rua Real da Torre, nº 226, Madalena, Recife - PE).

CARUARU (Oficina) – 21 de Fevereiro / 19:30h

Primeiro Laboratório Criativo: A - COR - DA - MODA!

Coletivo: Ativistas da Moda

Sinopse: Este encontro propõe uma introdução dos caminhos conceituais para o desenvolvimento de uma coleção - Campanha de moda. Identidade, estilo pesquisa de materiais, conceitos e pré-conceitos da moda pernambucana, macro ambiente politico e comunicação de moda através do ativismo são alguns dos temas a serem abordados...

Público alvo: Ativistas, designers, estilista, modelos, estudantes de moda, empresários.

Número de vagas: 25

Local: Atelier Ariane Aléxio (Av. Rio Branco, nº 222, Apt. 201, Centro, Caruaru - PE).



CARUARU (Palestra) – 26 de Fevereiro / 19h

Tema: É VERDE E ESTÁ NA MODA!

Palestrante: Mychelle Jacob (consultora de marketing atua nas áreas de comunicação, cultura, educação, empreendedorismo, economia criativa, produção executiva, publicitária e de moda há 15 anos)

Sinopse: Como um fio condutor a moda tem conectado o mundo através do desejo “verde”. Essa tendência de comportamento vem assumindo papel prioritário entre os consumidores mais antenados através das redes sociais e campanhas virais que cruzam fronteiras em tempo real. Entre a teoria e a prática, o mercado sai na frente em busca de novos atalhos para conceitos ecológicos e práticas mais sustentáveis de mercado.

Público alvo: Administradores, Mercadólogos, empresários da área de confecção, stylists, estudantes de moda, jornalistas, designers e interessados.

Número de vagas: 130

Local: Faculdade UPE (Pólo Comercial de Caruaru).

CARUARU (Eco Galeria Digital) –28 de Fevereiro à 10 de março

Tema:

Homenagem: GALDINO DE TODOS OS TEMPOS

Sinopse: O Ciclo Pernambucano de moda, arte e sustentabilidade – Ano II, faz uma homenagem através da Eco Galeria Digital ao grande Mestre ceramista que imortalizou no barro, figuras imaginárias e personagens que completam o acervo imagético da produção artística do Alto do Moura, Caruaru – PE. Do barro a arte em detalhes e textura que narram a arte de Galdino.

Local: Academia Gym Box: Av. Armindo Moura, 66, Maurício de Nassau, Caruaru - PE.

www.gymboxacademia.com.br

Abril - Maio/2015
Download da Programação de Abril e Maio/2015

RECIFE (Desenv. Coleção) – 28 de Abril das 13h às 18h

Tema: A - COR - DA - MODA!

Orientadores: Coletivo Ativistas da Moda

Sinopse: Através de um laboratório coletivo, designers, ativistas, empresários de moda e acadêmicos, desenvolverão uma coleção-campanha para apresentação em desfile e mídias diversas durante 2015/2016. *Durante o laboratório criativo será filmado o documentário #PernambucoSustentável

Número de vagas: 25

Público alvo: Designers, estilista, empresários e estudantes de moda (vagas esgotadas).

Local: Espaço Multicultural Arte Plenna (Rua Monte Azul, 225, Ponto de Parada, Recife – PE).

RECIFE (Oficina) – 30 de Abril / 14h às 19h

Tema: MULTI FLORES

Orientadora: Cristiane Ribeiro (Modelista, estilista, figurinista e pesquisadora em resíduos sólidos da indústria do jeans)

Sinopse: Tomando como base o principio do re design, esta oficina apresentará diferentes técnicas de confecção de flores a partir de resto de tecidos, roupas velhas e materiais do universo do vestuário. O resultado final pode ser aplicado em acessórios ou elementos decorativos para ambientações, cenografias e vitrines de baixo impacto ambiental.

Número de vagas: 25

Público alvo: Designers, decoradores, estilistas, artesãos, costureiras, arte educadores, estudantes de moda, vitrinistas e interessados.

Local: Escola Técnica Estadual – ETEPAM / Curso de decoração de interiores (Av. João de Barros, 1769, Encruzilhada, Recife – PE).

RECIFE (Mesa Redonda) – 05 de Maio / 19:00h

Tema: PERNAMBUCO SUSTENTÁVEL – ANO II

Mediadores / Palestrantes: Ativistas da Moda e convidados

Sinopse: Um encontro plural com a participação de vários profissionais do segmento de educação, moda, arte, desenvolvimento econômico, design e sustentabilidade. A mesa redonda apresentará diferentes opiniões sobre a importância de sensibilização e integração da sociedade em torno do tema proposto além de expandir as fronteiras do conhecimento através da ótica interativo-construtiva. *Durante o debate será gravado o documentário #PernambucoSustentável.

Número de vagas: 180

Público alvo: Acadêmicos, ativistas, jornalistas, criadores, empresários da área de confecção, estilistas, designers e interessados.

Local: Auditório da Escola Superior de Marketing – FAMA (Rua Benfica, nº 126 – Madalena, Recife – PE).

CARUARU (Mesa Redonda) – 29 de Abril / 19:00h

Tema: PERNAMBUCO SUSTENTÁVEL – ANO II

Mediadores / Palestrantes: Ativistas da Moda e convidados

Sinopse: Um encontro plural com a participação de vários profissionais do segmento de educação, moda, arte, desenvolvimento econômico, design e sustentabilidade. A mesa redonda apresentará diferentes opiniões sobre a importância de sensibilização e integração da sociedade em torno do tema proposto além de expandir as fronteiras do conhecimento através da ótica interativo-construtiva. *Durante o debate será gravado o documentário #PernambucoSustentável.

Número de vagas: 130

Público alvo: Acadêmicos, ativistas, jornalistas, criadores, empresários da área de confecção, estilistas, designers e interessados.

Local: Auditório da Faculdade UPE (Pólo de confecção de Caruaru).

CARUARU (Oficina) – 30 de Abril / 14h às 19h

Tema: JÓIAS DA NOVA ERA

Orientadora: Rejane Trindade (estilista, arte educadora, ativista da moda e empresárias)

Sinopse: Tomando como base o principio do re design, esta oficina apresentará valiosas técnicas para confecção de acessórios como: colares, brincos, braceletes, cintos e outros. De forma criativa, tecidos estampados descartados e papelão se transformam em verdadeiras joias de baixo impacto ambiental.

Número de vagas: 25

Público alvo: Designers, decoradores, estilistas, artesãos, costureiras, arte educadores, estudantes de moda, vitrinistas e interessados.

Local: Escola Técnica SENAI (sala de corte e costura) – Caruaru – PE.

CARUARU (Desenv. Coleção) – 30 de Abril das 17h às 22h

Tema: A - COR - DA - MODA!

Orientadores: Coletivo Ativistas da Moda

Sinopse: Através de um laboratório coletivo, designers, ativistas, empresários de moda e acadêmicos, desenvolverão uma coleção-campanha para apresentação em desfile e mídias diversas durante 2015/2016. *Durante o laboratório criativo será filmado o documentário #PernambucoSustentável

Número de vagas: 25

Público alvo: Designers, estilista, empresários e estudantes de moda (vagas esgotadas).

Local: Atelier Ariane Aléxio – (Av. Rio Branco 222 aptº 201 centro - Caruaru).

Maio/2015

RECIFE (Oficina) – 19 de Maio / 9h às 17h

Tema: Paisagens Recicladas / Pernambuco Sustentável – ano II

Instrutor: André Soares

Sinopse: Uma oficina multidisciplinar realizada em parceria com o Laboratório de Edo Arte Educação do CODAI/UFRPE, com imersão nas técnicas de reaproveitamento de descartes cenográficos para composição de novas obras artísticas. A produção desenvolvida será parte integrante da instalação JANELA DIGITAL, que será apresentada em maio durante o III Fórum Mundial de Educação, no Centro de Convenções, Olinda – PE.

Número de vagas: 60

Público alvo: Professores e alunos do CODAI – UFRPE.

Local: CODAI – www.codai.ufrpe.com.br / contato: (81) 99643195.

RECIFE (Oficina) – 29 de Maio / 14h às 18h

Tema: RECICLE FASHION

Orientadora: Tânia dos Anjos (ativista da moda, costureira e cenotécnica)

Sinopse: Tomando como base o principio do re design, esta oficina apresentará diferentes caminhos para confecção de moda e acessórios criativos como re aproveitamento de sobras de tecido descartados nas indústrias de confecção. A oficina prevê também técnicas de introdução ao corte e costura além de princípios de modelagem e acabamentos artesanais.

Número de vagas: 20

Público alvo: Ativistas, designers, decoradores, estilistas, artesãos, costureiras, arte educadores, estudantes de moda, vitrinistas e interessados.

Local: Espaço Multicultural Arte Plenna. Rua Monte Azul, 225, Arruda. (81) 96181414.

RECIFE (Exposição) – 30 de Maio a 25 de Junho (9h às 21h)

Tema: PERNAMBUCO SUSTENTÁVEL ano II

A exposição coletiva apresentará parte expressiva da produção desenvolvida durante todo o Ciclo Pernambucano de Moda, Arte e Sustentabilidade. Além de objetos e fotos a expo conta com um eco galeria digital que apresentará várias compilações de artistas convidados que integram a mostra. Confiram!

Local: ETEPAM – Escola Técnica Estadual Professor Agamemnom Magalhães

CARUARU (Exposição) – 15 de Maio a 10 de Junho (9h às 21h)

Tema: PERNAMBUCO SUSTENTÁVEL ano II

A exposição coletiva apresentará parte expressiva da produção desenvolvida durante a oficina de Moulage: DA IDEIA AO MOLDE ministrada pela orientadora: Heloiza Lima Luz.
Dez corpos de tecido foram desenvolvidos pelos participantes durante a gravação do documentário #Pernambucosustentável. Confiram!

Local: Escola Técnica SENAI Caruaru – PE.

CARUARU (Palestra) – 28 de Maio às 19h

Tema: EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL E SEUS PARADIGMAS

Palestrante: Fábio Júnior da Silva (Profs. Convidado da Universidade de Pernambuco, Consultor Organizacional, Administrador, Especialista em Gestão de Pessoas e Mestrando em Educação pela Fundação Universitária de Apoio ao Ensino Pesquisa e Extensão. FURNE/PB. Além de Ativista em causas voltadas ao desenvolvimento sustentável).

Local: Câmara Municipal de Caruaru, no SALÃO NOBRE DA CASA.